topbella

segunda-feira, 29 de março de 2010

Publicidade e Propaganda



          O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, o profissional de publicidade e propaganda usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. "Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel", afirma Paulo Gregoraci, presidente da agência W/Brasil, de São Paulo. "A rotina é dura. São muitas reuniões internas e com clientes e veículos de comunicação. Procuramos ter hora para chegar, mas nunca sabemos quando vamos sair do trabalho. O mercado é agitado e concorrido e o clima na agência reflete bastante isso. Quando o concorrente de um cliente lança uma campanha, por exemplo, precisamos bolar, com muita agilidade, uma estratégia de combate", explica Gregoraci. O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).

O mercado de trabalho

           Além da área de criação, que por ser a mais restrita é também a mais concorrida, o publicitário tem um amplo campo de trabalho - seja no desenvolvimento de estratégias, seja na pesquisa de mercado e promoções. Há boas oportunidades em agências de publicidade, de promoções e eventos, merchandising, comunicação dirigida, assessoria de imprensa e marketing direto. Segundo Vilma Schatzer, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, os profissionais são procurados para gerar um relacionamento mais próximo entre as empresas e seu público-alvo. "As melhores oportunidades estão na publicidade online, assim como no marketing pelo celular", acrescenta Vilma A cidade de São Paulo absorve a maioria dos graduados, mas existem alternativas. "Hoje já é possível afirmar que todas as grandes e médias cidades contam com agências e prestadores de serviço na área de marketing e comunicação", informa o professor Luiz Fernando Garcia, coordenador do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Isso porque grandes empresas estão expandindo seus negócios para outras regiões brasileiras e, com isso, abrindo mercados para agências de publicidade, sobretudo no Nordeste e no Centro-Oeste. O interior paulista também é promissor, uma vez que a região tem grande participação na economia do país.

O curso

           A teoria e a prática estão intimamente ligadas no curso, que tem duração média de quatro anos. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Em algumas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.         

O que você pode fazer

Atendimento Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.  
Criação Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.  
Gerência de produto Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto. 
Marketing Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor.  
Mídia Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.  
Pesquisa Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público. 
Produção Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites. 
Promoção de vendas Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e em outros pontos-de-venda.
DADOS DO SITE: Guia do estudante

 
 

domingo, 7 de março de 2010

Aquecimento global e suas consequências.


           Ao leito do mar Ártico, existe o permafrost (um solo encontrado na região do ártico que é constituído de terra, gelo e rochas congeladas) que se decompõe liberando metano (CH4). Este metano dispersa sobre as águas do mar e no período de verão, quando o mar descongela, ocorre à evaporação deste gás para a atmosfera. A preocupação que envolve esta polêmica é que o gás metano, em relação ao dióxido de carbono (CO2) possui uma maior força de aquecer o planeta.           
          Segundo o jornal, a folha de São Paulo, em uma matéria publicada no dia 05 de março de 2010, este fenômeno é um dos efeitos mais temidos do aquecimento global, e já está em andamento. Bolhas sobre o mar do leste da Sibéria foram vistas por um grupo de Russos, da universidade do Alasca em Fairbanks e da Academia Russa de Ciências, e estes afirmam que há uma supersaturação de metano na superfície do mar. O aquecimento do planeta, e consequentemente das águas árticas nas últimas décadas, explica a rapidez da degradação do permafrost. 
          O aquecimento global é uma das principais preocupações que envolve hoje a vida do ser humano. Sempre há notícias, campanhas e propagandas que enfatizam e conscientizam a população sobre tamanha situação pela qual o globo terrestre se encontra. A emissão de dióxido de carbono na atmosfera, provocada por ações do se humano, está destruindo a camada de ozônio e provocando o aquecimento do planeta. Geleiras sendo derretidas, aumentando desta forma o nível das águas nos oceanos, provocando enchentes e prejuízos para muitas pessoas. São tantas consequências catastróficas que este fenômeno causa. Onde iremos parar? Se não houver uma conscientização e uma preocupação das pessoas, o planeta não aguentará por muito mais tempo.

A candidata do Presidente!

          Dilma Vana Rousseff é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, mas cresceu em solo gaúcho. Formou-se em economia, é filiada ao partido dos trabalhadores (PT) e atualmente é ministra-chefe da casa civil (órgão ligado ao chefe do poder executivo).
          Aclamada por uma multidão, no dia 20 de fevereiro de 2010, a ministra Dilma oficializou sua pré candidatura para sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Sob a presença de vídeos, cartazes e coisas afins, fez importantes promessas, como: valorizar o servidor e serviço público; dar uma maior importância para as questões relacionadas ao meio ambiente; manter o equilíbrio macroeconômico e dar um grande avanço sobre as políticas sociais com enfoque em jovens, mulheres e crianças.
          Em seu discurso, não deixou de aclamar e falar sobre seu “líder, de quem muito se orgulha”, referindo-se ao presidente Lula. Obteve um discurso com três partes distintas: a primeira, voltada para sua história de vida e política; a segunda referindo-se as ações desenvolvidas pelo presidente Lula durante seu mandato e a última enumerou os desafios para o futuro.
          Notícias diversas surgiram em meios de comunicação, salientando a época da ditadura, onde Dilma foi presa e torturada, por participar de movimentos clandestinos. Dizem que a ministra possui uma “repugnância” em relação a militares, por conta dessa época em sua vida. Isso leva a crer que a consolidação de Dilma na presidência da república, deixaria de alguma forma os militares em “maus lençóis”.
          No meio da política, políticos sempre estão associados à corrupção e este fato de alguma forma deixa as pessoas sem saber o que fazer. Uma boa opção seria conhecer a vida e saber das ações do candidato em questão. É difícil confiar em quem não se conhece. Assim fica a dica e a pergunta: Dilma realmente fará (caso for consolidada como presidente) tudo o que prometeu? As eleições são em Outubro e cada voto é importante. Votar por votar ou votar com a certeza de um país melhor? Agora você é quem decide.

Meu perfil