INTRODUÇÃO
Ao analisar os diversos modos para comunicar algo para uma massa, a atenção maior foi dada ao fato de observar as linguagens criativas que predominam dentro da área de publicidade e propaganda, desta forma, neste trabalho três exemplos interessantes serão abordados pelo grupo, a fim de conhecer os variados aspectos criativos que podem ser utilizados por nós, futuros publicitários.
O primeiro exemplo de uma linguagem criativa que analisamos foi o das “embalagens criativas”. A criatividade em questão é observada no desenho das embalagens e na forma das mesmas, onde uma pessoa segura a embalagem pela mão, dando assim, um aspecto vivo, ou seja, parece que a pessoa está ali e vivendo aquele momento, segurando a mão de uma criança, por exemplo, ou puxando o cabelo de um japonês, ou até mesmo segurando um regador. Nesta imagem há uma embalagem que se direciona a uma campanha, a do “hospital amigo da criança”, que consta a imagem de um bebê em uma cesta, onde o mesmo estica o braço, dando impressão de uma ajuda que o mesmo solicita. As embalagens servem para colocar diversos produtos dentro, desta forma, cada embalagem é criada conforme o produto que ela se direciona.
A forma criativa que essas embalagens propõem, fornece um objetivo, (assim como qualquer outro meio de comunicação, que visa atingir a massa consumidora) o de interagir com o público, de uma forma descontraída e animada, conseguindo o interesse e a adoração do mesmo. É importante ainda salientar que as linguagens criativas dentro da comunicação social, são necessárias, pois o receptor da mensagem deseja ver algo diferente, que chame a sua atenção e desperte o seu interesse.
O segundo exemplo que constataremos neste trabalho é a linguagem dos outdoors. Esta segunda imagem mostra a propaganda de um analgésico, o Tylenol, e reflete em uma criatividade muito impressionante, a de um homem, com suas mãos na cabeça simbolizando muita dor, e a dor só é entendida com muita precisão porque um buraco muito grande se abriu em sua testa, desta forma, esta propaganda afeta a percepção do receptor, pois ao ver o buraco enorme, simbolizando a dor, o destinatário da mensagem verá e analisará o Tylenol como um analgésico excelente. Outdoors são meios de comunicação muito bons, pois interagem por meio das propagandas com um volume imenso de público e muitas vezes englobam uma criatividade enorme para passar a ideia para o público alvo.
Este meio de comunicação necessariamente precisa englobar uma linguagem fácil que possa ser entendida por todas as camadas sociais, e compreende uma ideia principal, (geralmente anunciar ou vender produtos, mas hoje vemos também em muitos outdoors, campanhas para fins distintos) desta forma, analisamos o outdoor como um meio de comunicação muito importante, pois como já abordamos, ele interage informações variadas com uma multidão interessante, induzindo assim a captação daquela mensagem juntamente com a ideia de consumo.
Um terceiro exemplo esta relacionado a comerciais de televisão. Comerciais necessitam ser bem criativos para chamar a atenção do público alvo, e relacionado a isto, propusemos a exemplificar com dois comerciais que a nosso ver, são criativos. O primeiro retrata a comunicação por meio de um programa virtual “O MSN” (Windows Live Messenger). Este comercial mostra o cenário de uma empresa, que para comunicarem entre si, os funcionários quebram janelas e objetos, para jogar uma garrafa que dentro possui uma mensagem. Foi assim com um funcionário; o mesmo recebeu uma mensagem dentro de uma garrafa e ao retornar, jogou a garrafa sem perceber que estava passando um outro funcionário, assim acertando-o. Este comercial mostra a função de utilizar o “MSN” para a comunicação dentro daquela empresa e consequentemente para o cotidiano das pessoas.
Atualmente este programa virtual é acessado por grande e intensa parte populacional do mundo, pois como todos sabemos, o mundo é muito grande, desta forma para quebrar essa distância, a utilização do MSN não é descartada. Propõe-se também analisar este programa como “parte da vida” dos jovens e adolescentes atualmente, pois o acesso é muito intenso e duradouro pelos mesmos. Este comercial tem a principal função de reforçar esse objetivo do MSN (o de comunicação) e de uma forma engraçada, propõe ao cidadão ( neste caso aquele que está longe e necessita conversar com outra pessoa) fazer uma comunicação ( um interagir humano) rápido, seguro e virtual.
Um segundo comercial que analisamos, foi o do carro “Hyundai”. O comercial referente a este carro trás consigo a performance de um grupo denominado “Pilobolus”, grupo este que faz, através de suas sombras, desenhos diversos. O comercial começa com a apresentação de inúmeros desenhos formados pelo grupo, e termina com a percepção de um formato, que ao ver, forma o carro “Hyundai”. Este tipo de comercial é diferente e criativo, e necessariamente um comercial tem que ter estas características, fugindo assim um pouco do comum e criando desta forma uma adoração de seu público alvo.
ANÁLISE
Ao encontrar uma demanda até suficiente para a realização deste trabalho analisamos que os exemplos propostos, ao nosso ver, são ditos criativos, pois ao interagir com o público, resultam em uma “adoração” pelos produtos anunciados, pois a linguagem é expressa de uma forma diferente, criativa e animada. E é isso que o público gosta, de uma linguagem leve, criativa, animada e original.
CONCLUSÃO
No meio social, as informações que são passadas ao público geralmente visam apenas a venda daquele produto, e não devem ser apenas assim. A criatividade em passar esta informação deve ser intensa, resultando desta forma, em uma apreciação maior do público e no ato da compra consequentemente.
Integrantes do grupo: Diogo Rodrigues; Eduardo Elísio; Lêda Freire; Mateus Cardoso; Monayara Araújo; Viviany Medeiros.
Disciplina: Criação em Comunicação
Professora: Ana Lahor
UNITRI - Centro Universitário do Triângulo
1 Semestre - Publicidade e Propaganda - 2010
Integrantes do grupo: Diogo Rodrigues; Eduardo Elísio; Lêda Freire; Mateus Cardoso; Monayara Araújo; Viviany Medeiros.
Disciplina: Criação em Comunicação
Professora: Ana Lahor
UNITRI - Centro Universitário do Triângulo
1