topbella

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Trabalho: Mídias que podem ou não serem substituidas pela internet

INTRODUÇÃO
A referência e foco deste tema esta relacionado ao surgimento da internet, bem como o fato da mesma, por possuir tantos recursos e ser tão bem aceita pela população, ter a capacidade ou não de substituir outros meios de comunicação de massa existentes antes do surgimento deste meio digital, de caráter tão amplo. A primeira análise será abordar aspectos da comunicação e sua origem. Depois ocorrerá a abordagem do desenvolvimento em si da internet e posteriormente relacionaremos este meio com outros, utilizando argumentos e pesquisas para em fim, considerar o método de substituição ou não dessas mídias pela internet.

Uma breve Introdução
Para que haja uma melhor compreensão do tema abordado, relataremos aqui uma breve história da evolução da comunicação. O grande objetivo da comunicação é o entendimento entre os homens e desde os primórdios da humanidade, este fato é efetivo, pois as pinturas rupestres, os gestos, as expressões faciais, os movimentos dos olhos, da cabeça e do corpo são também formas de se comunicar. Com a revolução Industrial, houve a concentração de uma multidão em cidades e regiões que antes não eram conhecidas, desta forma ocorrendo à implantação de uma sociedade de massa, que se submeteram a influências alheias e tornaram comuns atos, pensamentos e comportamentos, assumindo um contato coletivo dentro de uma nova ordem cultural, pois a revolução industrial foi a implantação de uma nova ordem, transgredindo a tradicional. Para ambientar a todos sobre essa nova conjuntura cultural, surgiram jornais impressos, logo depois no decorrer do tempo as revistas, rádio, televisão e a internet. Esses se tornaram meios de comunicação de massa, com objetivos fundamentais de informar, educar, entreter e divertir a sociedade.
O mundo está sempre em inovação, desta forma, estes meios de comunicação estão cada vez mais se atualizando. Nos dias de hoje com o grande avanço tecnológico é certo dizer que o planeta esta se tornando cada vez menor, (pois existe aqui uma relação com a velocidade de se comunicar - tudo está muito rápido e sujeito a inovações) e o mundo cada vez maior (em uma dada relação com a tecnologia, que permite uma pessoa conhecer diversos locais, pela internet, por exemplo – quanto mais você conhece, mais há a possibilidade de descobertas).
No final da década de 80, inclui-se no sistema midiático os satélites de comunicação, as redes informáticas, as emissões de televisão por cabo, os suportes digitais de rádio e TV, a internet e seus derivados. Estas são consideradas as novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), que permitem a interação em rede de seus integrantes, sendo fatores potenciadores das profundas mudanças operadas em todo o mundo. Essas tecnologias de informação são consideradas a base da Terceira Revolução Industrial, com as inovações na área da microeletrônica (como o microprocessador e o microcomputador) e as novas redes de comunicação nos satélites. A instalação da rede telefônica, da TV e dos satélites de comunicações, associados à informática, deu origem à globalização da comunicação audiovisual de massas. O acesso ao sistema de comunicação é universal e processa-se em "tempo real". Passamos a viver na chamada "aldeia global".

O Desenvolvimento da Internet 
No ano de 1990, quando o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web (em português significa Rede de alcance mundial, conhecida também como Web e WWW - é um sistema de documentos que são interligados e executados na Internet.) possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites visualmente mais interessantes e dinâmicos, a internet começou a alcançar a população em geral, crescendo em ritmo acelerado. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft, e vários provedores de acesso e portais de serviços on-line.
Vários segmentos sociais passaram a utilizar este meio de comunicação. Estudantes utilizavam como uma forma de pesquisa escolar, procurando informações que pudessem ser agregadas aos materiais escolares, garantindo um melhor entendimento de um assunto qualquer. Outros jovens acessavam como forma de diversão em sites de games e até mesmo em salas de chat, que tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual. Desempregados iniciaram a busca de empregos, através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on-line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.

Internet e outros meios de comunicação
Atualmente, a Internet é considerada o veículo de comunicação mais revolucionário, por reunir várias formas (textos, vídeo e áudio) ao mesmo tempo, com a finalidade de informar e atrair o internauta, esteja ele onde estiver e a hora que quiser, pois o conteúdo fica disponível 24 horas por dia. Ela também pode ser considerada como um meio de comunicação “completo”, no sentido que hoje ela apresenta a maioria dos meios de comunicação em seu interior. Alguns exemplos serão abordados e terão como base a maioria populacional. Ao se tratar de fazer uma pesquisa, um indivíduo encontrará na internet vários textos, artigos, comentários e até mesmo livros que estão disponibilizados ali, exatamente para este ato de “educação”, gerando uma infinidade de escolhas para tal cidadão, que refletirá, entenderá e desenvolverá o seu conceito em relação ao assunto procurado. Desta forma, pode-se dizer que a internet substitui os livros e textos que abordam assuntos de interesse coletivo, gerando pela parte do cidadão uma opção de escolha pelo meio de comunicação internet, até mesmo pelo fato de velocidade, rapidez e opções variadas que este meio oferece.
A internet surgiu e juntamente com ela algumas questões foram levantadas, como por exemplo, a de que ela seria uma ameaça para os jornais impressos. Referindo-se a estes questionamentos, diversos especialistas afirmam que ela é um desafio e não ameaça para tais meios impressos, outros já salientam que estes meios irão desaparecer. Vários argumentos são expostos para tais afirmações. Nelson Sirotsky, diretor-presidente da Rede Brasil Sul de Comunicação e presidente da Associação Nacional de Jornais, fala sobre o futuro da comunicação e a convergência de mídias. Para ele, na disputa com a Internet os jornais impressos devem buscar um diferencial.
“A disponibilidade de informações jornalísticas na internet influencia no conteúdo dos jornais impressos, desta forma estes buscarão enfoques diferenciados, mais aprofundados e também mais ligados à realidade local dos seus leitores. Como a Internet é um meio aberto a todos, muito do que se veicula nela pode não ser verdade. Os jornais impressos têm que ser mais atrativos, buscando uma maior identidade com seus leitores, abordando assuntos que interessam a eles. Devem fazer um jornalismo cidadão, em que o jornal seja o porta voz da sua comunidade, apontando erros e buscando soluções. “

Em contra partida, muitos especialistas também da área, prevêem que a tecnologia digital vai dominar o futuro da informação, e que o jornal em papel vai desaparecer, especialmente por ter um custo de produção que seria insustentável.
A sociedade atual está imersa na era tecnológica. Desta forma pode-se dizer que esta geração se acostumou e utiliza sempre a internet para satisfazer todos os seus desejos, assim, percorrendo um caminho mais rápido, mais interativo e de maior interesse para com o mesmo, chegando desta forma ao seu objetivo final. Ao analisarmos pessoas mais jovens, a maioria tem uma preferência pela mídia digital. Assuntos diversos relacionados à realidade são postados em sites e acessados por uma multidão que podem até mesmo interagir com os mesmos, enviando comentários, críticas e opiniões on-line, ocorrendo desta forma, uma interatividade entre várias pessoas ao mesmo tempo. Nos assuntos abordados, há a junção de textos, imagens e vídeos, fatores que acarretam em uma melhor interpretação do assunto e aceitação do público, pois inovações, criatividade e interatividade são fragmentos que chamam a atenção das pessoas, desta forma ocorrendo por parte do público uma preferência por este meio digital.
A internet, como já foi exposto acima, teve seu apogeu no ano de 1990, mas antes dela existir, as pessoas eram acostumadas com o jornal impresso que relatava e transmitia informações variadas da realidade atual. Muitas dessas pessoas, com a era tecnológica, tiveram curiosidade e procuraram entender e aprender sobre tal mídia. Algumas acostumaram com a idéia, já outras não tanto, desta forma, existe um aglomerado de pessoas ainda que preferem saber sobre as informações do mundo em jornais impressos, mas a realidade atual é que estas são um público inferior, já que a grande maioria tem uma preferência de abstração das informações pela internet.
Jornais impressos, como uma forma de “sobrevivência”, estão se agregando no mundo virtual e muitos já possuem seu próprio site, contando com seus assinantes mensais, que obtêm os jornais por via on-line. Senhas e nomes de usuários são disponibilizados para tais assinantes que vêem suas informações pelo mundo virtual. Essa forma que a mídia impressa encontrou, pode ser explicada pelo fato que a grande população possui uma preferência por mídias digitais, até mesmo como já foi mencionado, pelas mesmas serem mais rápidas e de melhor acesso. Assim, é efetivo dizer que a mídia impressa sofre influências da mídia digital, neste caso, a mesma deve optar por mudanças estruturais, buscando informações e meios que aproximem mais o leitor da mesma, gerando e criando outras formas diferentes de comunicação, para então se reerguer dentro do mundo da comunicação, até porque hoje, a internet é um meio que atinge todo o mundo, mas ainda existem aquelas pessoas que possuem uma situação de vida precária, sem condições de um acesso à internet e que possuem somente aquelas informações básicas da realidade.
Outro meio de comunicação de massa que podemos citar é a televisão. Este meio de comunicação revolucionou o mundo e influencia comportamentos, pensamentos e ações das pessoas, e mesmo depois da popularização da internet, é efetivo dizer que ela é o meio de comunicação de maior importância no mundo. No Brasil, a televisão virou um fenômeno desde que a primeira transmissão foi feita no ano de 1950. No ano de 2008, de acordo com o IBOPE, 93% das residências do país possuem aparelho de televisão, já o número de casas com Internet não passava de 23% da população.
A televisão pode ser considerada como “um item obrigatório” em muitos países. Analisando a maioria populacional, um indivíduo pode não ter geladeira, fogão ou qualquer outro eletrodoméstico e objetos que possam melhorar a sua vida cotidiana, mas possui este meio de comunicação em questão, a televisão. Para uma população que tem um menor poder aquisitivo, este meio é apontado como o principal instrumento de lazer, diversão e entretenimento e não de informação. Para aquelas pessoas de classe média e alta, ela já foi um instrumento de informação, já que estas migraram para a internet. O meio virtual como já exposto acima, propicia maior rapidez e eficiência e garante também atividades de lazer para o indivíduo. A internet faz do indivíduo um sujeito ativo, pois o mesmo interage, criando blogs próprios, conversando com amigos virtuais, selecionando o que deseja ler ou escutar, mandando e-mail para quem preferir e até mesmo estudando para ampliar sua área de conhecimento. Em contra partida, a televisão faz do indivíduo um sujeito passivo. Essa mídia de comunicação é composta por diversos programas, desta forma, quando um indivíduo vê em um comercial uma determinada matéria que se interessa, o mesmo tem que esperar todo o desenrolar do programa para poder assisti - lá.
A TV tem investido em novos formatos de programas, geralmente que envolvem a participação de quem assiste. Mas essas inovações são insuficientes. Além do indivíduo ser ativo defronte o computador, na internet o mesmo encontra quase absolutamente tudo o que vê na televisão. Pela internet é possível saber precisamente o que ocorre na novela, no BBB ou no campeonato espanhol de futebol. Ocorre também que o telespectador pode assistir a esses programas pela internet, interrompendo quando quiser e continuando, se desejar, outra hora. A televisão só irá reconquistar seu público quando for possível ao telespectador montar sua própria grade de programação. Isto é, permitir que o mesmo assista o capítulo da novela quando quiser, quantas vezes quiser e permitir que assista até mesmo no domingo, por exemplo, todos os episódios da semana, sem gravação, apenas selecionando no controle remoto. Isso sim é revolucionário para a Televisão.
Com as novas tecnologias de informação e comunicação, surgiram as TVs por assinatura. A SKY constituísse em um serviço que agrega ao telespectador uma atenção maior, pois garante uma variedade de conteúdos que são interesses do indivíduo, podendo assistir diversos filmes, programas, futebol e uma variedade de opções que são aceitas pelo cidadão. A TV a cabo também disponibiliza muitas opções para o telespectador. Surge dessa forma uma opção de mídia pelo indivíduo. Há uma preferência da mídia televisiva por assinatura e não mais das abertas, já que as primeiras garantem opções diversas e variedades de programação.
Desde o seu surgimento até hoje, observa-se um processo muito grande de inovações. A TV digital é a nova sensação do momento, apresentando uma melhor qualidade da imagem, som e interatividade. Por ser transmitida via satélite, as ondas que a televisão recebe dificilmente sofrem interferências, desta forma os famosos chuviscos e “fantasmas” viraram coisas do passado. Com a televisão digital estando aos poucos “entrando” nos lares brasileiros e com os recursos que esta tecnologia oferece, grandes empresas não estão perdendo tempo e já estão preparando a internet pela televisão digital. Com isso o indivíduo poderá assistir vídeos do YouTube, visualizar seu perfil no MySpace, Facebook, Orkut e outros serviços de relacionamentos,  acessar seus e-mails, atualizar seu Twitter ou blog, jogar seus joguinhos, ler seu jornal e muitos mais. Tudo diretamente pela própria televisão. Este procedimento é considerado inovador. É necessário inovar, procurar coisas novas, buscar assuntos de interesse do cidadão. A criatividade, interatividade e inovação, fatores já expostos acima é que fazem a total diferença. A televisão, como sendo um meio tão importante para as pessoas, não sofrerá ameaça da internet, pois as inovações e transformações que nela ocorreram e ainda estão ocorrendo são de total importância para a sua sustentação frente ao telespectador.
  
Algumas considerações finais
A internet, portanto é um meio de comunicação muito amplo e que possui muitas funções. Pode-se nela então:
·        Assistir TV;
·        Escutar músicas e baixá-las;
·        Ouvir FM e AM;
·        Conversar pelo programa virtual Messenger, com a ajuda de uma webcam e microfone, com alguém que se encontra a milhas de distância;
·        Assistir vídeos variados e clipes “inéditos”;
·        Ler livros, teses, artigos, trabalhos acadêmicos com uma função de estudo e pesquisa;
·        Se entreter com jogos e sites de relacionamento;
·        Se informar sobre a realidade, através de sites informativos, blogs pessoais, podendo até mesmo interagir com o mesmo, expondo sua opinião e vendo a opinião alheia;
·        Escrever e-mails para qualquer pessoa que desejar;
·        Localizar e conhecer locais variados, por meio de fotos e vídeos disponibilizados dentro do mundo virtual;
·        Procurar produtos para adquirir. Hoje em dia na internet, existem muitos sites, como por exemplo, o mercado livre, que propicia a busca e a efetiva compra de determinado produto que o cidadão deseja consumir, desta forma transformando a internet em verdadeiros shoppings centers virtuais;
·        Diversos sites propiciam também a função de traduzir para outros idiomas qualquer texto que o cidadão quiser, desta forma, se o indivíduo precisar da ajuda, pode-se traduzir do português para outros idiomas e destes mesmos idiomas para o português. Ocorre também aqui, a junção com o dicionário, propiciando na tradução de palavras desconhecidas, ou seja, desmembrando o significado correto de algum termo desconhecido pelo indivíduo.

Estes são alguns recursos que estão dentro do mundo virtual, desta forma enriquecendo a afirmação já explícita neste texto, de que a internet pode ser considerada como um meio de comunicação “completo”, no sentido que hoje ela apresenta a maioria dos meios de comunicação em seu interior. É efetivo dizer também, que essa mídia, por agregar tantos meios de comunicação dentro de si, é entendida como a mais importante e mais utilizada pelas pessoas atualmente e é dita, para algumas mídias, como uma ameaça, neste caso salientando o exemplo exposto neste texto, o jornal impresso. Esta mídia impressa para não desaparecer, deve fazer alterações estruturais e trazer informações de interesse coletivo, abordando assuntos que chamem a atenção do leitor, submetendo-se a inovações e transformações, do contrário ela não resistirá por muito mais tempo.
A televisão, já ao contrário do jornal impresso, está mudando. Ela está a cada dia se inovando e transformando, como exemplo já exposto, a TV digital. Essas inovações ocorreram exatamente pelo ato da TV perceber que a internet é a preferência dos cidadãos, desta forma, as atitudes foram tomadas, afim de não ser e nem ficar inferior ao mundo virtual, acabando assim com qualquer possibilidade de desaparecimento da mídia televisiva.
  
CONCLUSÃO
A internet por conter vários meios de comunicação em seu interior, é entendida como a mídia mais importante e mais utilizada pelas pessoas atualmente. Ela também é interpretada como uma ameaça, para algumas mídias, neste caso, o jornal impresso. Esta mídia impressa para não desaparecer, deve fazer alterações estruturais e trazer informações de interesse coletivo, abordando assuntos que chamem a atenção do leitor, submetendo-se a inovações e transformações, do contrário ela não resistirá por muito mais tempo.
A televisão, já ao contrário do jornal impresso, está mudando. Ela está a cada dia se inovando e transformando, como exemplo já exposto, a TV digital. Essas inovações ocorreram exatamente pelo ato da TV perceber que a internet é a preferência dos cidadãos, desta forma, as atitudes foram tomadas, afim de não ser e nem ficar inferior ao mundo virtual, acabando assim com qualquer possibilidade de desaparecimento da mídia televisiva.

Alunos: Aline Martins; Lêda Freire Soares; Mateus Cardoso; Monayara Araújo;Viviany Medeiros 
UNITRI- 2 semestre - Professora: Ana Lahor

Meu perfil