Vídeo produzido para a análise desse teoria de comunicação.
Aqui estão algumas perguntas, relacionadas a esta teoria.
TEORIA EMPÍRICA DE CAMPO OU DOS EFEITOS LIMITADOS.
1- Apresente o que vem a ser a teoria empírica de campo ou dos efeitos limitados.
Resposta: Ela fundamenta-se em aspectos sociólogos e deduz que a mídia tem influência limitada sobre a sociedade por ser apenas um instrumento de persuasão (induzir/convencer), pois a mídia é apenas parte da vida social. A mídia exerce influência social limitada, assim, como qualquer força social, ou seja, a mensagem midiática passa por diversos filtros individuais de caráter social do indivíduo antes de ser absorvida pelo mesmo. Nesta questão geral está já inserida a atenção à capacidade diferenciada de todos os mass media que exercem influências específicas. Esta teoria fala da influência exercida pelos mass media (mídia) e da influência que acontece nas relações comunitárias (relações interpessoais).
2- O que vem a ser mass media?
Resposta: Sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informações. É a mídia de uma forma geral.
3- Em que década essa teoria situa-se e qual o principal teórico da mesma?
Resposta: Década de 40. Essa teoria também é conhecida como modelo teórico de Paul Lazarsfeld, nome dado por causa de seu teórico principal, Lazarsfeld.
4- Indique quais são as duas correntes de inspiração sociológico-empírica que está presente na sociologia da mídia.
Resposta: A primeira corrente diz respeito ao estudo da composição dos públicos e dos seus modelos de consumo da comunicação de massa. A segunda corrente compreende as pesquisas sobre o meio social que caracteriza esse consumo.
5- O que o sociólogo Lazarsfeld propõe?
Resposta: Lazarsfeld propõe que o público é capaz de fazer suas próprias escolhas.
Lazarsfeld estabelece três processos diferentes para saber o que um programa significa para o seu público:
6- Comente a “Análise de conteúdo”.
Resposta: A partir dessa análise pode-se tirar conclusões daquilo que os ouvintes gostam ou não dentro do conteúdo específico de um programa qualquer.
7- Comente o processo “características dos ouvintes”
Resposta: Fazer uma análise atenta e diferencial dos vários grupos de ouvintes. São conhecidas as diferenças psicológicas existentes entre sexos, idades e grupos sociais. Se um programa é escutado predominantemente por um grupo social, é possível compreender-se a natureza do seu atrativo.
8- Comente os “estudos sobre as satisfações”.
Resposta: Estuda como os conteúdos da mídia afetam o público, o que a maioria dos membros do público desejam e por quê. Analisa o tipo de consumo que o público faz das comunicações de massa Lazarsfeld (1940) fala - a respeito da rádio - de efeitos pré-seletivos e de efeitos posteriores. Em primeiro lugar, a rádio seleciona o seu público e só posteriormente exerce a sua influência sobre esse público. A análise dos fatores que explicam as preferências por um determinado meio, relaciona-se, com a análise da estratificação (permanecer somente com aquele meio; não mudar) dos grupos sociais que revelam tais hábitos de consumo.
9- Relacione o contexto social e os efeitos dos mass media.
Resposta: Os efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa dependem das forças sociais que predominam em um determinado período (Exemplo: propagandas, vestimentas vão mudando de acordo com o avanço dos anos) A posição socioeconômica, religião, grupo etário, grau de escolaridade, motivação, predisposição; são fatores que podem influenciar na captação da mensagem.
10- Porque nessa teoria existe o processo indireto de influência?
Resposta: Porque aparece a figura do “líder de opinião” ou formador de opinião que são encontrados em diferentes camadas sociais e são aptos para influenciar atitudes individuais e padrões coletivos de comportamentos, surgindo o two-step-flow of communication (duas etapas do fluxo de comunicação).
11- Como funciona o two-step-flow of communication (as duas etapas do fluxo de comunicação)?
Resposta: A mensagem dos meios de comunicação nem sempre atingem os potenciais receptores de forma direta (público/massa). Esses receptores serão informados pelos líderes de opinião.
12- Quem são esses líderes de opinião?
Resposta: São pessoas bem informadas, socialmente influentes, de elevado grau de instrução e que inspiram confiança. Seus juízos, suas opiniões, suas atitudes e o gosto que revelam, contagiam o corpo social.
13- Quais os tipos de líderes de opinião? Descreva sobre cada um.
Resposta: Líder de opinião Local: conhece um grande número de pessoas, sua influencia baseia-se mais no senso comum do que em habilidades específicas; exerce influência em diferentes áreas temáticas (polimorfo). Líder de opinião cosmopolita: Possui competências específicas; possui influências em áreas temáticas específicas (monomórfico).
14- A cristalização é também um processo de formação das atitudes do indivíduo. Explique como funciona a cristalização (ou imersão) de opiniões.
Resposta: Mesmo que não haja um líder de opinião no grupo, as interações dos componentes do grupo reforçam as atitudes não definidas de cada um. Baseada nessas interações, a repartição de opiniões e atitudes organizadas se cristalizam.
15- Dentro da dinâmica de formação de opiniões, Lazarsfeld relaciona três efeitos que a propaganda pode exercer. Quais são eles e explique-os.
Resposta: Efeito de ativação: a propaganda transforma tendências (opiniões) ocultas em comportamentos efetivos. Efeito de reforço: a propaganda evita mudanças de atitudes. Efeito de conversão: a propaganda muda radicalmente a opinião das pessoas mediante à redefinição dos problemas.
28 de Fevereiro de 2011 :)
28 de Fevereiro de 2011 :)